Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

Três anos exclamando: Por Zeus!







"Por Zeus! Exclamava Sócrates entre seus conterrâneos. Mas o filósofo com certeza não acreditava nas divindades do panteão grego e suas existências antropomórficas.”

Foi assim que iniciei este humilde blog ateu no dia 18/06/2009. Na verdade um tempo antes eu já havia tentado escrever sobre minhas frustrações como ateu diante de uma sociedade religiosa/hipócrita, mas simplesmente desisti porque isso cansa, as mesmas discussões sobre religião e deus etc.

Até que resolvi voltar com a ideia porque esse blog tenta abordar temas sem sentido que são enfiados goela abaixo pelo senso comum, sempre em uma perspectiva religiosa, abordamos muitas temáticas diferentes, do casamento gay à falta de noção de gente que se diz religiosa, mas não entende nada da própria fé.

Conheci muita gente atéia “inteligente” nesse meio tempo, três anos de postagens. Afinal, dentro do próprio ateísmo temos muita gente idiota que mais levanta a bandeira simplesmente para aparecer queimando muito o filme da gente rs.
[Dessas pessoas inteligentes e bacanas, devo ressaltar uma moça bem mais animada que eu, a Lisiane Pohlmann que vive postando material interessante no twitter]

E por que não dizer que encontrei gente religiosa “inteligente” também? Sim, a maioria dos seguidores desse blog não são ateus, mas são pessoas de mente aberta para reflexão e discussão dos temas, maturidade intelectual rara hoje em dia.
[Você que vem aqui e ainda não clicou em “seguir”, de uma força aí ou! (Um monte de gente vem falar das postagens, que lê e tal, mas não “segue” oficialmente rs)]

Enfim, “Por Zeus!” completa três anos e atrasado (Para variar) deixo uma postagem sobre o ateísmo:

Ateu (atheos) vem do grego e significa: “a” (ausência) e Theos (deus) em suma, diz respeito à pessoas “sem deus” ou seja, que não acreditam em deus.

É claro que há uma diferença em “não ter religião” e “não acreditar em deus” (ateísmo)
[Um estudo de 2005, revelou que os não-religiosos representam cerca de 11,9% da população mundial e os ateus cerca de 2,3%]

Por volta do século V a.C, já havia relatos de pessoas que “rompiam” com as crenças nos deuses. Para mim, aqueles filósofos todos estavam nesse caminho, pois começavam a questionar a existência dos deuses buscando explicações “naturais” para os fenômenos, o que culmina no “materialismo” de Demócrito... Mas não quero entrar nesse assunto não, ele renderia muito mais trabalho rs
[Fica para uma postagem mais especifica que já tenho em mente falando sobre o deus “racional” da Filosofia]



Com a expansão do cristianismo (Oh! idade das trevas) ser taxado de ateu era uma ofensa, ninguém em sã consciência se auto-intitularia “ateu” (A menos que quisesse morrer). Mas com o tempo o termo “ateísmo” apareceu, para descrever a descrença assumida em deus.

O fato de não ser atirado à fogueira por ser ateu, inegavelmente é uma evolução, contudo, há muito preconceito contra os ateus. Já comentei que o fato de você ter uma crença diferente gera certos conflitos entre teístas, mas nenhum se compara com a postura... “indignada”(?) do teísta em relação ao ateu.
[Afinal, se um católico discute com um judeu, a questão passa a ser o modo que cada um acredita em deus, mas o ateu ao assumir que não acredita em nada daquilo que eles falam, gera um efeito bem mais radical rs]

Quando Karl Marx promoveu o comunismo, dentro do pacote havia uma forte crítica a religiosidade por essa ser alienante para o povo. Obviamente, a igreja ia ficar do lado do capitalismo e uma propaganda deturpada sobre os comunistas surgiu, relacionando o ateísmo e fazendo esse lado da briga ser considerado como “monstros” , “maus” , “inimigos de deus” e por aí vai rs.

O irônico disso, é que o comunismo na prática é o que Cristo promete para as pessoas em um "reino mágico". A diferença, clara, é que Marx era materialista, queria fazer esse mundo de igualdade na terra, no mundo real.

Mas tirando todo o preconceito, o movimento ateu cresce, muitas pessoas famosas se assumem ateias sem medo da repercussão que isso pode gerar nos ignorantes...

Já viram/áudio o Dr Dráuzio valera falando sobre ser ateu? Bem acho que é uma maneira de legal de fechar esse post e para finalizar, deixo alguns links “engraçados” sobre religiosidade e ateísmo:(Clique nos títulos para ver o video pelo youtube):

Drauzio Varella fala sobre ser ateu

George Carlin - Religion is bulshit - Religião é besteira:

Igreja Ateísta no Domingo de Manhã:
(Mas vale lembrar que ateísmo não é religião, se fosse, seria a 4ª maior do mundo!)

Pagando com a mesma moeda - Pregando o Ateísmo
:




Abraço!



PS: A imagem de exibição é do Portal ateu de Curitiba e a "campanha ateísta do ônibus"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário