Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curas mágicas? A vida não é um RPG!




Em um dos carnavais antigos, eu exagerei...


Após muita bebedeira eu cheguei a um estágio lamentável que parecia mais a beira da morte, minha mãe então fez um chá de boldo e cá estou eu, vivo, para beber novamente...

E o que isso tem a ver com “Por Zeus!”?
Muita coisa, simplesmente a linha tênue entre saber científico e o senso-comum ou “saber popular”.

Esse traumático carnaval me fez perceber que muitos conhecimentos que às vezes são tidos como "mágicos" na verdade possuem uma explicação racional embora o seu usuário desconheça. Minha mãe não tem nenhuma noção de botânica, química etc., mas aprendeu que aquele chá podia me ajudar...

Embora se diga que a ignorância pode ser uma dádiva, eu obviamente teria que discordar, pois em todos os casos ela pode ser muito perigosa, principalmente no que diz respeito à pseudo-práticas medicas...

Li na revista de história da biblioteca nacional (Ano 5 /nº 56 /Maio de 2010) algumas matérias interessantes: sobre: feitiçaria diabólica, curas mágicas e padres mandingueiros.

Os primeiros médicos no Brasil travavam uma luta para separar do saber popular, a prática medica do curandeirismo, daí uma aliança com a igreja católica que se ocupou em definir o que era certo ou errado, ou seja, uma coisa era o tal saber apreendido nas universidades européias e outra o oficio dos curandeiros.

Contudo, demorou muito para que o povo aceitasse os saberes científicos, mesmo com leis que passassem a criminalizar a “turma mística”, o povão não tinha recursos para usufruir de remédios e curas verdadeiras, restava contar com a “dona-maria-da-casa-de-chá”.

Mas com o tempo não teve jeito, o saber científico foi ganhando cada vez mais terreno e o curandeirismo foi finalmente associado a charlatanismo e fraude.

E como dia 20 é o tal dia do amigo, de quebra faço duas coisas, mostrar que ateu é gente boa e tem amigos também (Tenho que zuar isso) e chamo uma grande amiga de idéias para compartilhar essa postagem...

A Cristiane é "Farmacêutica especialista em Fitoterapia e em eterno aprendizado" rs

Então podemos fazer algumas perguntas e ter respostas mais lógicas sobre esse assunto de curandeirismo e simpatias:

1- Ainda hoje, após tantos avanços ainda há muita gente que acredita
em curandeirismos. Teve uma reportagem que eu perdi que falava de uma
mulher que morreu confiando no tratamento de um padre e no final das
contas um imbecil qualquer pode dizer que foi por falta de fé dela, o
que acha dessas questões?

R - Esses casos não são incomuns, senão se aplica chás e outras misturas pela cura pela fé, usa - se para fins "místicos" (macumbas, simpatias etc) e ainda para alucinações (ver fantasmas, seres misiticos falantes), mas não acredito que somente as crendices movam essas crenças, mas sim por soluções rápidas, fáceis e sem esforço ou por temores de cunho emocional. Todo tipo de crença sempre é a busca disto. O curanderismo tal como religiões e pseudo ciências são apenas formas simples sem explicações e usando o conhecimento "de quem aplica) dando resultado facilitando ainda mais, tendo em vista que as pessoas não optam por lerem artigos científicos e livros didáticos ou mais objetivos. Normalmente torna - se atrativo as pessoas usarem o tema nas medicinas naturais como "poder" " Cura" etc;

2- Dentro da própria medicina, há certa desconfiança com tratamentos
totalmente naturais me falha a memória dos termos, como está essa
situação hoje em dia?

R - o Termo aplicado é Fitoterapia, mas o termo depende da origem do ativo que ainda pode ser mineral, animal e sintética. E ainda pela termologia podemos determinar o foco da terapia. Antropologicamente nossa necessidade de sobrevivência através da saúde tanto na prevenção quanto na cura, observamos, relatamos e descrevemos todos os "produtos" ofertados naturalmente para os acometimentos da espécie. Esses relatos nos guiam até hoje, por uma simples razão.

Quando você relatou do boldo e do conhecimento empírico você pegou um conhecimento que passou de povo para povo através da aplicação e satisfação. E de fato muitas vezes a aplicação dá certo. Nossa tecnologia afastou dos ativos naturais, porém eles sempre foram o objeto de estudo, nunca sairam de pauta, porque todos os nossos medicamentos de "farmácia" , alopáticos, surgiram de matéria prima pré existente. O que acontece, é que descobriu a forma de sintetizar ou seja imitar com menos trabalho.

Voltando ao foco da questão, a fitoterapia causa descrença em pessoas com pouco conhecimento devidos a relatos históricos e mau uso. Em primeiro lugar a fitoterapia é um tipo de tratamento medicinal com embasamento científico. Segundo existe uma diferença enorme entre o uso de chás medicinais e certos preparos caseiros com MEDICAMENTOS. Os medicamentos fitoterápicos em grande parte tem estudos científicos, suas drogas isoladas ou relatos de uso cadastrados por profissionais, o que qualificam por uso tradicional eficiente.

E por fim existe uma gama de medicamentos semi sintéticos prescritos com frequencia como Escopolamina, Galantamina que são alcalóides isolados e atenuados com algum sal de bromo. Glicosídeos cardiotônicos, flavonoides, efedrinas e pseudo efedrinas etc etc. Então sobre a situação atual da fitotarepia é cada vez mais estudada. Ainda posso ser enfática no que mais estudo que são fitofármacos ( substâncias isolada com ação medicinal comprovada de origem vegetal) atuantes em danos hepáticos que se obtém resultados satisfatórios com relação a hepatoregeneração e hepatoproteção e nenhum medicamento sintético com toda tecnologia consegue trazer atividades benféficas ao fígado. Felizmente hoje se valoriza mais do que a 30 anos atrás.


3- Que tal um exemplo de suposta “magia” que na verdade tem toda uma
explicação racional para dar funcionar?


R - Vou ser sucinta;

Arruda - usada para tirar espiritos que enquetam as crianças através do benzimento. Fato a arruda produz óleos essenciais que atuam no sistema nervoso, no sistema límbico para ser preciso com ansiolíticos (calmantes) . Isso porque os óleos essenciais são voltáteis.

Alecrim, usado em locais que abrigavam pacientes, queimados como insensos , liberavam substâncias que eliminavam do ar agentes patogênicos; Nos hospitais franceses foram usados até pouco mais de 30 anos. Não eram espirítos do mal, apenas má higienização.

Mandrágora é uma planta que de fato é uma das melhores para poder exemplificar o termo farmaco que significa medicamento e veneno. É rica em alcalóides tropânicos que podem devido a seu fitocomplexo (várias substâncias produzidas em conjunto ou épocas diferentes) produzirem efeitos as vezes até antagônicos. Comum pelos efeitos alucinógenos oque explica muitas visões.

[Bem, mandrágoras são perigosas... principalmente em "Castlevania" (Piada nerd rs)]

Existem também fungos que afetam produtos que promovem efeitos assim, como o centeio que é potencialmente tóxico usados como bruxaria.

Outro ponto é o valor nutricional dos chás e "poções" e usos culinários com atividades nutracêuticas.

4- Muitas vezes o curandeirismo não está vinculado à religião, mas a
religião colabora de alguma maneira para as pessoas abandonarem
tratamentos médicos e contar com pura fé, o que também não deixa de
ser irracional. Para os nossos leitores que conselho você daria em
relação a religião e saúde física?

R - a religião é algo que sempre foi associado. Isso porque em tempos mais remotos a descoberta, as aplicações e efeitos e a falta de recursos de pesquisa e tecnológicos acabaram explicadas em forma de religião. Para as pessoas eu recomendo a leitura! Sempre busquem explicações profissionais capacitados, com vida não se brinca. Se a pessoa em questão opta por fé pense pela lógica.

As pessoas que estão lá horas estudando , pesquisando, podem ser instrumento de deus pregando não palavras, mas usando o livre arbítrio para promover os cuidados e a cura e não a palavra.

Cada um no seu ofício; Busquem orientações profissionais para qualquer tratamento, não se auto mediquem, não peçam conselhos para familiares e amigos sem capacitação profissional e revistas e livros com conteúdo superficial. Leiam bulas e tirem dúvidas com os profissionais capacidados. Procurem médicos, farmacêuticos, nutricionistas.


Aêee ... Obrigado;

A "Cris" tem um site com a prospota de sanar dúvidas e orientação sobre esses assuntos, de uma boa alimentação a não cair em papos pseudo-cientificos, vale a pena conferir clicando aqui.


Acho que se pode finalizar essa postagem comentado que mesmo que você tenha muita fé, deus fala "faça sua parte que eu faço a minha" (Ou algo assim rs). Então se tratando principalmente de saúde, não vale ficar contando com milagres ou orações, tem que se cuidar mesmo!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário