
A maioria das superstições e credos populares têm uma grande dificuldade em resistir ao tempo. Foi assim com o panteão grego, bastaram os encontros culturais para se perceber que havia deuses demais e poucas provas concretas além do que era simplesmente dito pelos antigos. Logo, lentamente a medida em que se entendiam as causas e fenômenos da natureza, os Mitos caiam por terra...
Toda a história da humanidade nos mostra estas vicissitudes decorrentes das descobertas filosóficas e cientificas. Foi assim sobre a questão da terra ser redonda, Sobre quem gira em torno de quem, De onde surgiu vida na terra, Qual a verdadeira idade da terra etc.
Contudo, não importa o quanto se prove ou demonstre logicamente alguma idéia que bata de frente com a superstição, as pessoas preferem ignorar toda a razão e crer em sua espiritualidade (Nietzsche culpa Sócrates e Platão por isso rs) .
Afinal é mais fácil acreditar que deus criou o homem a partir do barro em um jardim mágico do que quebrar a cabeça e tentar entender química e biologia...
Uma polêmica já trabalhada aqui em Por Zeus! É a questão da astrologia (Relembre clicando aqui). Na verdade eu nem sei se posso usar o termo “polemica”, mas vou seguir a idéia da reportagem do Jornal Hoje desta segunda-feira (24/01/2011):
O problema: um gringo luta para que a constelação de “Ofiúco” (Conhecida também por Serpentário) seja considerada válida. Na verdade:
"Em realidade, o Zodíaco atual tem treze constelações. Desde 1952, temos adotado esta Constelação Zodiacal em nossos estudos, criando assim o Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica. Esta descoberta decorreu duma análise profunda do curso do Sol zodiacal, e deste modo propusemos a sua notação na Faixa Zodiacal bem como criamos o seu signo, publicado na Imprensa para registro. Pode observar-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiuco, para depois ingressar em Sagitário." SEIXAS NETTO, A. O zodíaco. São Paulo : Editora do Escritor, [19--]. p. 60.
[Entenda a questão mais a fundo clicando no texto acima e forme sua opinião]
Resumindo, Não importa quantas descobertas que sejam feitas, “superstições” não se atualizam. Faço minhas as palavras de Richard Dawkins quando diz:
“A astrologia já não fazia sentido quando foi inventada, hoje em dia menos ainda”
[Veja o vídeo “Inimigos da razão” onde Dawkins entrevista um importante astrólogo dos EUA clicando na frase acima. Percebemos que justamente por não saberem explicar como a astrologia funciona, as respostas mais variadas para o nosso assunto de hoje pode ser dada pelos astrologos]
Por Zeus!
Não sei quanto a vocês, Mas eu não sou lunático.
O que me lembra que em uma aula onde eu abordei conhecimento mítico e cientifico, uma dinâmica que realizei foi a de dar os signos para os alunos lerem e darem uma nota de validade, a resposta:
Uma média de 75% dos alunos se identificaram com o texto, 20% mais ou menos e 5% disseram que não tinha nada a ver.
[Minha ideia não é original, veja James Randi fazendo essa experiência clicando aqui]
Vocês deveriam ver a cara deles quando revelei que os signos estavam trocados e que ninguém havia lido o seu de verdade rs
[E para você que pertence aos quase 70% dos brasileiros que se dizem cristãos, mas que não sabem P#$$@ nenhuma da sua religião, Astrologia não deve estar em seus credos...]
Mas sabe de uma coisa, dá para entender as motivações contrárias ao 13º signo... 13 é numero de azar certo?
PS : Não vou aprofundar no assunto, pois já tivemos uma postagem sobre isso como mencionado no texto. Mas se você quizer aprender um pouco mais, tio Sagan pode ensinar clicando aqui.