Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Imagens, purgatório, reencarnação e outras besteiras




Aproveitando o clima Espírita da TV e o cinematográfico é bom à gente rever alguns conceitos básicos sobre ser cristão.

Por que Cristianismo?

Simplesmente por ser a fé predominante (Em teoria) do nosso povo e talvez no mundo (Embora a ramificação em diferentes credos seja enorme), Se tal fé é fundada em cima das escrituras então o povo deveria saber sobre elas, mas como nós sabemos que fé e crença em deus é puramente comodismo cultural nossa postagem hoje vai mostrar alguns exemplos dessa situação:

Dado a total falta de conhecimento daqueles que se dizem cristãos, é comum que haja vários equívocos de crença por parte deles, e ao analisar suas concepções de mundo, descobrimos que os tais 73% de cristão brasileiros não são cristãos nem aqui nem na china para você ter uma noção, vamos fazer uma reflexão sobre alguns pontos básicos:


• Não vamos para o céu, Jesus significa ressurreição do corpo!

Para onde foi a vovô papai?
Foi para o céu filhinha, ficar do lado de deus...

Bonitinho não é? Mas tem sentido? Na verdade não, Talvez tenha começado como no exemplo, para explicar para as crianças o que acontece com a morte, mas essa mentirinha cresceu e hoje faz parte da mentalidade comum.

Não entendeu? Bem, vamos explicar!

A páscoa não significa troca de ovos de chocolate (Para mim pior que é), nesse sentido por sinal é um ritual de origem pagã;
[“Páscoa” significa “passagem” e está intimamente ligada a “Pessach”, ou “Passover”, da tradição judaica, mas essa é a comemoração dos judeus pela libertação de seu povo no Egito, mas são diferentes, pois a primeira como já foi dito, diz respeito à ressurreição de cristo].

A páscoa simboliza um dos aspectos principais da proposta de cristo, a de “ressurreição”, Se você acredita em Jesus então acredita no que ele falou, certo?

Ele pregou a 'ressurreição' do corpo e não 'reencarnação', férias no Nirvana, ou viagem para o Hades, Nós morremos e ficamos “adormecidos” até o dia em que ele (Cristo) voltar e com ele a ressurreição dos mortos e o julgamento final!
É esse o significado dele morrer e renascer depois dos tais três dias, se ele não tivesse ressuscitado, toda sua promessa seria falsa!

(Nossa! Até parece que eu acredito nisso rs)

[Sugestão: Na próxima vez que aparecer umas testemunhas de Jeová na sua porta, pegue lá a revista, cartinha, ou seja, lá o que eles lhe levarem, Acredite, eles fazem à interpretação mais coerente da bíblia dando um banho na igreja (Já comentei isso em postagens anteriores), Só por eles você já vai perceber um monte de interpretações ou crenças erróneas dos típicos cristãos].

• Astrologia, espiritismo, Tarô etc. Não são permitidos por deus!
Bem, isso eu acho que já foi bem abordado na nossa postagem sobre o filme do Chico Xavier: veja aqui: Ghostbusters!

• O tal purgatório é mito grego e não cristão!
Isso tem relação com nossos tópicos anteriores, não tem reencarnação, não tem, céu para ir então o Purgatório consequentemente não existe, se você não tem saco para a ler a bíblia eu te entendo, mas dizer que acredita em cristo ou que se é cristão, implica em ter uma noção das escrituras... Para sua alegria, eu já lhe entrego mastigado, só não sei se depois disso você ainda vai ter coragem de se dizer cristão ou que acredita na bíblia...

Na mitologia grega não se fala em Purgatório propriamente dito, mas em um julgamento no Hades (Inferno grego) e de acordo com ele você saberá para onde sua alma vai, Já na bíblia nada disso acontece, leia o apocalipse, e você terá uma ideia do que se sucede com as almas cristãs...
[Faça um esforço...]

Esse é um ponto bem complexo, pois muitas doutrinas adotam a ideia de purgatório, a própria Igreja, contudo, eu fico com os protestantes e seu argumento de que o purgatório só é citado em textos apócrifos.
[Se você não sabe, são textos "não inspirados por deus" apenas escritos pela comunidade cristã ou pré cristã dependendo do caso]

Então você segue um raciocínio que não leva a ideia de purgatório pois ela entra em atrito com a ressureição, sacaram?

Mas isso é um zona de interpretações e teorias, mas geralmente, o purgatório é "deduzido" e não explicitamente dito, logo... você escolhe rs
[Lutero e seu protestantismo detonaram as besteiras da igreja , corrupções bem carnais que visavam dinheiro, o purgatório para mim foi uma invenção da época para que se pagassem indungências para a igreja com o intuito da salvação das almas, então, o purgatório era uma invenção bem lucrativa da igreja...não faz sentido? deve ser por isso que o protestantismo tirou isso do "cardápio", Lutero criticava muito a questão de dinheiro na igreja...]

• Imagens? É idolatria e não apenas símbolos.

Não sei por que diabos a igreja tem cara de pau de manter a ideia das imagens, o pano de fundo é obviamente a ignorância de seus adeptos, além do mais, esses festivais ridículos de fé onde milhares de pessoas se organizam para por a mão em uma estátua, água, muro (Ops esse não é aqui) etc, demonstram o poder e influência da igreja ou que o erro está de tal modo enraizado que não tem como se consertar mais.

Por Zeus!

Lamentável, a incoerência é tamanha que chega ser nauseante.

O deus bíblico Javé (Ou só “deus” se você não sabe que o nome dele é esse) lá junto com seus mandamentos deixou bem claro que não se podem fazer representações dele com nada que exista nos céus ou na terra!

Se para você Jesus é deus e você está com essa imagem na parede pense um pouco...

Não pode ter imagem de deus + Jesus = deus + estátua de Jesus... Logo?

Se você tiver só a cruz ela pode ser considerando um símbolo, mas o carinha europeu de olhos azuis crucificado nela que nada tem haver com o povo da época já é uma ofensa às ordens de deus...
Foi mau Jeovás, as cartilhas com aquele Jesus sorridente queima vocês, mas aiía gente pode brincar de discutir sobre a indentidade de Jesus, tipo, se é deus, se é só filho etc

[Pqp, já viram aqueles quadros “espelhados” com a face de Jesus sofrendo? Parece que ele fica piscando para você, coisa de filme de terror!].

Fui objetivo em falar em imagem de Jesus, mas e as imagens de santos? Pior ainda... E o incrível, que as imagens de santos, são uma característica que não se pode mais desvincular da fé cristã do povão...
[Já viram uma imagem da Santíssima Trindade? Um "mistério" que já não é tão "misterioso" assim...]

• Se você sabe contar, sabe que o sétimo dia é o sábado.

Preciso desenhar? Se deus criou o mundo e descansou no sétimo dia, isso passou a ser uma regra, por que diabos a folga é no domingo que é o primeiro dia da semana?
Oh! Agora você entendeu porque algumas religiões têm o sábado como dia sagrado?

Aêee!!

Bem, para mim que não acredito em nada disso, deveria ser hilário a pagação de mico e ignorância das pessoas, mas na verdade: é triste e irritante!
Tanto que devem ter notado meu sarcasmo de hoje, porque fico irritado com tudo isso.
Minha mãe faz parte desses grupos da Renovação Carismática Católica (RCC) , ela lê lá as partes que eles mandam e fica por isso mesmo, vira e mexe eu tenho que dar uma aula básica de cristianismo para ela e mesmo assim, por ser ateu ela desconfia do que eu estou falando! O que me levou outro dia a dizer:

“Como você crê sem saber e entender isso e eu que sei não acredito?”

Tem a ver com uma resposta que ela me deu sobre música outro dia:

“É melhor não entender...”.

E é isso que a maioria pensa inconscientemente, o que faz a fé não ter nada a ver com iluminação, pois luz normalmente é caracterizada como conhecimentos e as trevas como ignorância...
[Deve ser por isso que na época medieval onde o pensamento predominante era do da igreja, foi chamada de “Idade das trevas”...]

E é por essas e outras que religião é comodismo cultural, você ganha a sua em relação ao meio que vive, depois começa a fazer suas “adaptações” da maneira mais conveniente que quer... Só que se tratando de “verdades absolutas” fica meio incoerente fazer seu próprio e "conveniente" modo de ter fé...
É para isso que existe a opção “Lado espiritual independente de religiões” no orkut,

Mas sabe de uma coisa? Já estou desconfiando que todo mundo seja ateu...
Mas isso é assunto para uma postagem futura...

Abraço

PS: sacaram por que hoje não tem "imagem" de exibição?

PS2: Hoje minha mãe colocou na sala um quadro maior que o espelho do banheiro de uma dessas "nossas senhoras alguma coisa", branquinha para uma judia da época, olhinhos azuis e de aspecto inocente ... deve ser para convencer que ela era virgem ?

Um comentário:

  1. Marcos, acho que não é só eu que ando revoltado com religião por estes dias hahaha.
    Fiz uns posts em um blog de cristão que defende o padre que resolveu andar pelado, e esta TODO MUNDO dizendo que é armação, que é mentira , que da onde já se viu tratar um padre assim.

    Me ajude, POR QUE todo religioso acha que padre/pastor tem algum tipo de direito a mais que uma pessoa qualquer, e em seguidinha, todo cristão vem falar que ele se baseia na MORAL CRISTÃ, como se fosse alguém superior a um budista, hindu, muçulmano ou ateu.

    http://ferramula.blogspot.com/2010/05/prisao-do-padre-silvio-andrei-tv-da.html

    ResponderExcluir