Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ghostbusters!




Como prometido, vi o filme do Chico Xavier para desenvolver uma reflexão sobre o Espiritismo tão difundido em nossa cultura. Já me preparo para a crucificação, afinal, falar de alguém com tanta reputação de samaritano e respeitando por massas é pedir para ser hostilizado, mas se como ateu sou capaz de levantar críticas a Jesus Cristo, falar de um brasileiro não é nada, Mas nosso foco pode não ser Tio Chico aí, mas Espiritismo puro.

[Foi extremamente difícil aguentar duas horas de filme sem dormir, Evidentemente sou suspeito para falar, o ateísmo gritante em mim não permite que eu veja a historia com tanta beleza assim, mas digo que cinematograficamente falando foi um porre igual a “Central do Brasil”, por exemplo.]

O Espiritismo teve por anos minha empatia, afinal é um raciocínio lógico, se eu quero saber a verdade sobre a vida e a morte, falar com um morto será a solução mais óbvia! Por isso tenho uma impressão até boa, acho o Espiritismo um pouco mais inteligente que a maioria das culturas falaciosas de fé. Deve ter uns oito anos que li o “Livro dos espíritos” de Allan Kardec, então vou ser cauteloso com afirmações, minha memória não é tão boa assim...

Eu me vejo em filmes de cunho místico e sobrenatural, sou aquele cara "otário' que busca a verdade e não acredita no sobrenatural óbvio que o publico “inteligente” percebe, mas diferente do personagem, no final da historia eu não descubro a “verdade” que seria:

“Oh! Papai Noel existe é só ter fé”.

Continuo sendo cretino porque não sou abalado pela bondade e atitude samaritana, não ganhar dinheiro significa apenas que não é uma fraude como a maioria, Ajudar as pessoas desesperadas porque não cresceram e não conseguem enfrentar á vida também não me agrada, afinal, Quando aquela amiga pergunta se você a acha gorda e você mente, dizendo que é impressão dela e tal, a mentira parece bondade e a verdade ganha um sentido cruel, pois é, prefiro encarar e viver a verdade...

Até aqui estamos sendo superficiais, estou apenas falando do caráter “auto ajuda” do espiritismo, que cai em velhos assuntos abordados aqui, como nossa tendência a querer acreditar no sobrenatural, a facilidade com que somos enganados por qualquer coisa que não paramos para pensar um pouco, a perícia de mestres em “linguagem fria”, a patologia social, neurose infantil do adulto etc.

Vamos elevar nosso conhecimento até o choque cultural!

Nós já vimos em postagens anteriores, que embora a maioria das pessoas se considerem cristãs, no sentido bíblico, uma quantidade enorme dessa porcentagem acredita na reencarnação que não é uma doutrina pregada pela bíblia, isso apenas demonstra a falta de conhecimento das pessoas sobre o que elas crêem, na verdade , falta de reflexão sobre as próprias crenças...

Então se você se acha católico, mas gosta das novelas do globo pense bem, a maioria dos escritores dessas novelas adoram o espiritismo isso é explicito! Para desespero dos padres e pastores que ficam ai gastando garganta para abrir os olhos do povo sobre o modismo do espiritismo...

[Com coisa que eles deliram menos em suas crenças... Bem, Sr Padre/Pastor,combater a Globo? Boa sorte ! O que me lembra que o termo “massa” vem de “modelar”, a massa, é modelável].

Embora o Espiritismo fale muito em Jesus, não o atribui um caráter tão grandioso como a essência bíblica trabalha, vendo ele como o próprio deus que se fez homem, no caráter espírita Jesus é um /maior mestre no sentido moral para a humanidade.

Se você acredita na bíblia e acha que tem sentido se dizer “Espírita cristão/católico” ou qualquer coisa nesse sentido, novamente eu apelo: leia a Bíblia! “No “hilárioDeuteronômio” (Vocês sabem que eu adoro ele) é bem clara a posição de deus:

“… não haverá no meio de ti ninguém que faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, que interrogue os oráculos, pratique adivinhação, magia, encantamentos, enfeitiçamentos, recorra à adivinhação ou consulte os mortos"

Só para lembrar/aterrorizar, esse não é o deus pais e amor não, é Javé! O cara que odeia quando não fazem o que ele manda tanto que Paulo vai falar que essas práticas culminam no fato de que os adeptos não vão herdar o reino dos céus!
[Onde ele diz isso? Leia a bíblia cara!]

A defesa Espírita é lógica: os apóstolos e vários outros eventos na própria bíblia são fenômenos espíritas ora! Faz sentido não? Só não bate com as ordens de Javé, mas a gente sabe que ele não é muito claro com o que quer (Como diz Lúcifer no filme “O advogado do Diabo”, gosta de ver a gente pulando de uma perna para outra) ...

Além do mais, há vários atritos entre a postura bíblica e a Espírita, a primeira foca a salvação da alma em cristo, reconhecendo-o como deus encarnado, já o espiritismo bem mais inteligente e simpático, vai falar em salvação independente crença, apenas na prática da caridade, não é mais bonito? É claro! Só que a frase egocêntrica de cristo como “eu sou o caminho a verdade e a vida”, não deixa muita margem para o ateu se salvar rs

Estou parecendo um pastor ou padre falando mal do Espiritismo não é? Mas como não considero a bíblia e suas crenças como algo válido, para ser exato algo bem idiota, acaba que não posso criticar o Espiritismo com ela não é mesmo? Sim, não posso.

Prefiro desconsiderar o Espiritismo em um sentido bem pessoal, Não vejo mortos como o moleque do “Sexto sentido”, eu nunca vi. Eu tentei ver, mas não vi, participei de sessões espíritas e não vi nada, absolutamente nada de convincente, além do velho papo da interpretação pessoal que as pessoas fazem dando margem para serem iludidas.
[São Tomé é o cara, precursor da comprovação empírica tão menosprezada nos dias obscuros de hoje, dos personagens ele sem duvida é o mais esperto rs]

A investigação científica desbancou ao longo dos anos os vários fenômenos sobrenaturais, a parapsicologia é uma ciência de respeito (Padre Quevedo que o diga) das típicas casas "mal assombradas" às fotos mirabolantes de "espíritos fotogênicos"...

Se você tem um interesse, leia o “Livro dos Espíritas”, é bem mais inteligente que a bíblia, mas também não me convenceu pois algumas revelações do mundo espiritual lá, não batem com o que a ciência posteriormente descobriu, como disse não vou lembrar, mas pretendo pegar alguma edição e reler para encontrar isso e postar aqui (Provavelmente como comentário) Além do mais tinha muita coisa ridícula disfarçada em textos pseudo-intelectuais, me lembro que tinha até uma parte que achei bem racista, algo como “a raça negra não vai chegar ao nível das outras”, mas como disse, já tem muito tempo, então tenho que reler e achar essas besteiras para abrir a mente das pessoas que gostam de dizer que são isso ou aquilo, mas nunca revisaram suas próprias crenças e colocaram em cheque com as doutrinas religiosas que dizem acreditar...

Queria comentar o fenômeno dos livros Espíritas, praticamente classificados como auto-ajuda que são muito vendidos, demonstrando o quanto o homem está doente e carente... Mas acho que isso merece uma postagem própria.

Em suma, não tenho nada contra Tio Chico, ele viveu a filosofia espírita, caridade como principal, isso é bacana, mas prefiro viver uma vida moral baseada na razão e não no faz de contas ou em promessas de boa aventurança que minimiza a vida a uma barganha divina...

[Ai ai... Já ouço os xingamentos e as pedras em mim...]

Abraço


PS: Aceitar uma carta Espirita como prova em um julgamento me dá um frio na espinha, é como se alguém me desse uma capa vermelha e mandasse eu pular de um prédio sem medo porque posso voar...
(Se der errado é falta de fé minha).

Há muitos anos, no programa "Linha direta" da rede Globo , mostrou um caso semelhante, A defesa usou uma carta do Chico Xavier onde dizia "a vitima" de um assassinato , que ela teria se matado e seu companheiro não teria a assassinado... Claro! ela se matou com 52 facadas ... as 10 primeiras são as mais dificeis.... POR ZEUS!

Um comentário:

  1. Fala Peça! Gostei do texto, tem excelentes pérolas contidas, e é bem esclarecedor.

    Nao vi o filme ainda, mas vou faze-lo quando o conseguir (tem a Cristiane Torloni nele, isso é legal!)

    Abração!

    ResponderExcluir