A maioria das superstições e credos populares têm uma grande dificuldade em resistir ao tempo. Foi assim com o panteão grego, bastaram os encontros culturais para se perceber que havia deuses demais e poucas provas concretas além do que era simplesmente dito pelos antigos. Logo, lentamente a medida em que se entendiam as causas e fenômenos da natureza, os Mitos caiam por terra...
Toda a história da humanidade nos mostra estas vicissitudes decorrentes das descobertas filosóficas e cientificas. Foi assim sobre a questão da terra ser redonda, Sobre quem gira em torno de quem, De onde surgiu vida na terra, Qual a verdadeira idade da terra etc.
Contudo, não importa o quanto se prove ou demonstre logicamente alguma idéia que bata de frente com a superstição, as pessoas preferem ignorar toda a razão e crer em sua espiritualidade (Nietzsche culpa Sócrates e Platão por isso rs) .
Afinal é mais fácil acreditar que deus criou o homem a partir do barro em um jardim mágico do que quebrar a cabeça e tentar entender química e biologia...
Uma polêmica já trabalhada aqui em Por Zeus! É a questão da astrologia (Relembre clicando aqui). Na verdade eu nem sei se posso usar o termo “polemica”, mas vou seguir a idéia da reportagem do Jornal Hoje desta segunda-feira (24/01/2011):
O problema: um gringo luta para que a constelação de “Ofiúco” (Conhecida também por Serpentário) seja considerada válida. Na verdade:
"Em realidade, o Zodíaco atual tem treze constelações. Desde 1952, temos adotado esta Constelação Zodiacal em nossos estudos, criando assim o Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica. Esta descoberta decorreu duma análise profunda do curso do Sol zodiacal, e deste modo propusemos a sua notação na Faixa Zodiacal bem como criamos o seu signo, publicado na Imprensa para registro. Pode observar-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiuco, para depois ingressar em Sagitário." SEIXAS NETTO, A. O zodíaco. São Paulo : Editora do Escritor, [19--]. p. 60.
[Entenda a questão mais a fundo clicando no texto acima e forme sua opinião]
Resumindo, Não importa quantas descobertas que sejam feitas, “superstições” não se atualizam. Faço minhas as palavras de Richard Dawkins quando diz:
“A astrologia já não fazia sentido quando foi inventada, hoje em dia menos ainda”
[Veja o vídeo “Inimigos da razão” onde Dawkins entrevista um importante astrólogo dos EUA clicando na frase acima. Percebemos que justamente por não saberem explicar como a astrologia funciona, as respostas mais variadas para o nosso assunto de hoje pode ser dada pelos astrologos]
Por Zeus!
Não sei quanto a vocês, Mas eu não sou lunático.
O que me lembra que em uma aula onde eu abordei conhecimento mítico e cientifico, uma dinâmica que realizei foi a de dar os signos para os alunos lerem e darem uma nota de validade, a resposta:
Uma média de 75% dos alunos se identificaram com o texto, 20% mais ou menos e 5% disseram que não tinha nada a ver.
[Minha ideia não é original, veja James Randi fazendo essa experiência clicando aqui]
Vocês deveriam ver a cara deles quando revelei que os signos estavam trocados e que ninguém havia lido o seu de verdade rs
[E para você que pertence aos quase 70% dos brasileiros que se dizem cristãos, mas que não sabem P#$$@ nenhuma da sua religião, Astrologia não deve estar em seus credos...]
Mas sabe de uma coisa, dá para entender as motivações contrárias ao 13º signo... 13 é numero de azar certo?
PS : Não vou aprofundar no assunto, pois já tivemos uma postagem sobre isso como mencionado no texto. Mas se você quizer aprender um pouco mais, tio Sagan pode ensinar clicando aqui.
Marcos meu amigo, perdão pelo comentário cretino mas como ficariam os Cavaleiros do Zodíaco nesse novo cenário??? Destruiriam a infância de muuuita gente. (Prometo ser mais sério nos próximos, rs)
ResponderExcluir