Pesquisar este blog

domingo, 26 de julho de 2009

"Another Brick in the Wall" (Parte III)



E se eu lhe dissese que nossos valores se perderam?

Que só há uma verdade, a de deus e as escrituras!

Que tudo o que nós descobrimos em matéria de evolução cientifica nos afastaram nos princípios da moral e dos bons costumes e a única maneira de recuperarmos é nos livrar desse mal. Começando a retirar as malignas aulas de biologia com suas profanas teses de evolucionismo e substituí-las por aulas de criacionismo!


Parece piada, mas não é...
E o nome disso é “Fundamentalismo”.
..

Era 11 de maio de 2004 quando cheguei à faculdade e descobri que não haveria aula o que seria uma oportunidade para tomar uma cerveja com amigos foi substituída por uma estranha vontade de assistir a palestrar do Dr José Raimundo Batista Bechelaine intitulada “Ética e os Neo-fundamentalismos Religiosos e Políticos”. Na palestra o que me chamou atenção foi o tal fundamentalismo religioso, Era a primeira vez que ouvi e entendi o que seria o tal Fundamentalismo.

[Fundamentalismo:] Nas palavras do Wikipédia: “Refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações (ou inspirações) apenas nominalmente religiosas, conhecido como Fundamentalismo étnico. O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do diálogo”.
Logo, Fundamentalismo varia pela religião, podemos ter fundamentalismo cristão, islâmico etc.

Quando via a expressão do Bechelaine fiquei assustado, parecia que ele dizia “É serio gente, não é brincadeira!”, mas todos estavam meio apáticos será que ninguém levou a serio? Bem, eu fiquei desolado porque era/é tão absurdo que coisas assim me lembram a frase do Raul “Pare o mundo que eu quero descer!”

O fato é: O fundamentalismo é real e eles realmente acreditam que o negocio é viver segundo a lei das antigas escrituras. Pergunto-me se eles mesmos chegaram a um consenso sobre o que deve ser usando ou não das “verdadeiras” leis de deus, afinal não é uma questão apenas de defender o criacionismo e dizer que a arca de Noé existiu e ignorar os fosseis de dinossauros por exemplo. É assumir a legislação imposta por deus através de seus homens “inspirados”, ou seja: vamos apedrejar os homossexuais! Vamos matar nossos filhos que não respeitar a nós e o único e verdadeiro deus!

[Criacionismo:] É um termo genérico para definir explicações sobre a origem de tudo sendo uma inteligência superior “Designer inteligente”. No nosso caso estamos falando da concepção cristã mais precisamente do antigo testamento (Os sete dias, Adão e Eva, Arca de Noé, etc)

É claro que eles têm as desculpas deles, fácil é propor algo em nome da moral principalmente usando a patologia mental que as religiões pregam, contudo segurar o pacote todo é bem mais complexo não é mesmo? Me diz aí, o que faz a parte do “ame o seu semelhante como a ti mesmo” ser mais verdadeira do que a do “Mate a sua filha que não é mais virgem”? Ela ser mais bonitinha? Bem, isso não me convence, nem se você me disser que há somente boas intenções por trás disso.

E para aqueles que gostam só do novo testamento, não vamos esquecer que Jesus não veio para substituir o antigo como ele mesmo dizia, do antigo não se altera uma virgula! (Nesse caso vocês podem adotar a história de que ele bebeu vinho demais e falou algumas asneiras que nós somos muito sábios para distinguir do verdadeiro e do falso...Ah! Se nos somos “fodas” para desacatar deus e folgar no domingo ao invés do sábado podemos fazer qualquer coisa! (Será que os fundamentalistas pregam o sábado como dia do descanso?)

[Nos EUA se julgou inconstitucional a introdução do criacionismo (Uma vitória). Recentemente, novas tentativas têm sido feitas, com novos argumentos, advogando pelo que chamam de uma "análise crítica da evolução".
Um país onde o povo costuma não saber se achar no mapa mundi, Nós percebemos que eles dominam muito bem as noções cientificas para poderem fazer a tal análise critica... ]

Na história da Filosofia somos levados/obrigados a estudar a era medieval onde o pensamento que dominava era deus.
Se você não sabe, a maior “sacada” cristã foi se mesclar com Roma como um “parasita”, o poder militar dominante e crescente, então quando você ouvir “Igreja apostólica romana” entenda “Igreja apostólica com consentimento de Roma”, Nesse instante ser católico virou “moda” sendo que algumas décadas antes, eles (Romanos) caçavam quem era cristão, agora o martírio era “chiquê”. A história é cheia de reviravoltas não é mesmo?
Bem, mas seguindo mais adiante na cronologia desses eventos teve uma época pouco filosófica (Não muito reflexiva) em que os antigos acreditavam pela pura Fé, “Credo quia absurdum” dizia Tertuliano (“Creio, mesmo que seja absurdo” ou “Creio porque é absurdo”) O que eu brincava com o comentário: “A medieval foi o período em que a fé obilubilou a razão” parafraseando Agostinho que dizia que o “mal” obilubilava a razão e o apelido da idade média de “Idade das trevas”.


Depois de um pouco de amadurecimento intelectual e a guerra dos gnósticos com a fé cristã, foi necessário um pensamento mais consistente e menos fabuloso por parte dos Cristãos. Eis que surgem os “Filósofos cristãos” dentre eles destacamos Santo Agostinho que “sabiamente” viu nos escritos de Platão um jeito de deixar o pensamento bíblico com algum sentido, mais tarde (Com muito custo, até convencerem que não era coisa do demônio) teve o “tomismo”, São Tomás mesclou Aristóteles que já era mais pé no chão que Platão e pode fazer uma filosofia cristã mais coerente ainda. Esses ditos cujos fizeram os pilares para um pensamento mais filosófico em cima da bíblia até os dias de hoje.
[Aconselho uma pesquisa e leitura sobre isso, meu “resumo” é muito grosseiro e há muitos outros detalhes importantes nessa trama]

Mas voltando a questão do Fundamentalismo e relacionando com as postagens anteriores, Percebemos que há algo muito errado nessa historia, Imagine essa situação de Fundamentalistas brigando por uma nova estrutura educacional voltada para a religião, Deveríamos ser um país não laico? Fundados sobre princípios religiosos? Seria interessante (Assustador para mim) Mas aí entraríamos nessa velha historia de qual interpretação é a verdadeira, A dos católicos? (Conservadores, ortodoxos ou liberais?) Dos Judeus que ignoram o novo testamento? Dos Mórmons que têm a “terceira” parte das escrituras? Difícil, é por isso que política deve ser dissociada da religião, ou melhor, das religiões.
Mas aí que está, Esse deus (Seja qual for) prega que a lei dele deve ser maior do que a dos homens , ela que deve reger nossas vidas, só que se cada um adotasse isso não ia ter guerra só na palestina não e o mundo ia estar longe de uma paz divina...

Uma divina sinuca de bico...

2 comentários:

  1. Parabens!!
    cada dia está melhor!! =)
    adorei o "obilubilou" rsrs

    e vai ter o "Another brick in the wall" parte 4??
    rs


    beijoss =*

    ResponderExcluir
  2. Deus vai te castigar por isso, que blasfêmea ahuahauahuahauahauhauahauhuhu
    Vamos pesquisar por que as pessoas ainda acreditam nessas coisas, pois é inconcebível que se acredite em criacionismo, imagina impor nas escolas. Por sinal tenho muitas histórias envolvendo esses temas. Uma coisa é uma criança acreditar em papai noel, outra é um adulto acreditar em contos de magia que é a bíblia

    ResponderExcluir